GRANITO-Informações úteis

GRANITO - O que é granito?

O granito é uma rocha ígnea formada por um magma em estado de fusão a grandes profundidades, no interior da terra onde ocorre seu resfriamento e a sua solidificação.

O quartzo transparente, o feldspato e a biotita escura são os principais minerais formadores dos granitos. A coloração destas rochas é dada principalmente pela cor dos feldspatos.

Os granitos ocorrem tanto sob a forma de maciços rochosos como em matagões (blocos arredondados). Com grandes chances de acerto, a olho nu, pode-se distinguir os mármores pela característica da superfície da rocha: geralmente apresentam muitos veios, coloração mais homogênea e ausência de pigmentação preta (sob a forma de pontilhados), comum em quase 100% dos granitos.

GRANITO - DICAS ÚTEIS

- Assentamento do Granito

- Recebimento do Granito

- Armazenamento do Granito

- Limpeza e Manutenção do Granito

- Manchas em Mármores e Granitos

- Transporte do Granito

Assentamento do Granito

1 - Colocar pessoas especializadas para assentá-lo.

2 - Orientar uma pessoa responsável para fazer uma pré-seleção das mesmas e uma pré-montagem do piso antes da colocação definitiva, evitando assim o assentamento de pedras com possíveis variações em locais de destaque. Os materiais veiados poderão ser colocados em harmonia com os veios, para se obter um maior resultado.

3 - Estabelecer o nível adequado de massa, pois os granitos e mármores apresentam variações de espessura.

4 - Nunca esquecer que as áreas úmidas e frias (cozinha, banheiros, etc ...), deverão receber impermeabilização no contra-piso.

5 - Peneirar a areia a ser usada na mistura da massa, para evitar fragmentos que poderão causar oxidação no material.

6 - Os granitos e mármores, principalmente os claros, estão sujeitos ao aparecimento de manchas amareladas e de umidade: portanto, deverão ser usados os procedimentos abaixo para minimizar estas ocorrências:

a) Caso a peça esteja molhada, deixar secar para assentá-la (no mínimo 48 horas). Nunca assentar o material úmido, pois dificultará a colocação das peças e a eliminação de umidades das mesmas; assim como, contra-piso úmido.

b) Assentar os mármores e os granitos brancos ou claros com argacola branca e não argamassa branca, pois a argamassa é  composta de areia grossa não peneirada, sujeito a contaminação.

c) Utilizar pouca água na mistura com a argacola. A espessura deverá ser no mínimo de 1cm, pois a pedra está mais isolada de qualquer contaminação.

d) Nunca usar barro na massa de assentamento e evitar contaminações desta massa com resíduos de tijolo, pregos, madeiras e etc.

e) Nunca rejuntar o material antes de sete (07) dias após o assentamento, pois caso a pedra tenha absorvido água, esta irá evaporar mais rápido através das arestas das peças.

7 - Sugerimos o grampeamento de peças assentadas em parede, a partir de 5m de altura.

8 - Certifique-se antes que a peça a ser assentada é realmente daquele vão ou área para evitar perda do material.

9 - Verificar a variação de espessura (+ ou - 3mm, media de 2 cm), a diferença tira-se na massa.

Recebimento do Granito

Coloque uma pessoa qualificada para o procedimento. Todos os problemas devem ser detectados no ato do recebimento e observados na Nota de Entrega.

Armazenamento do Granito

1 - Estocar em local longe de agentes nocivos como água contaminada (ferrugens, pó de madeira, produtos químicos, etc.). Outro inimigo do granito ou mármore é o PRODUTO OLEOSO, logo procure sempre remover com maior rapidez possível esse agente.

2 - As peças devem ser arrumadas em posição sub vertical, sobre papelão, ripas de madeira mole (exceto em materiais claros), isopor ou correias de borrachas, sempre face lustrada com face lustrada, tendo em vista que a face bruta em contato com a face lustrada pode arranhar esta superfície.

3 - Arestas quebradas na face inferior da peça, não são problemas, pois após o assentamento, não aparecem.

4 - Evitar armazenamento por período superior a 30 (trinta) dias, pois algumas peças podem ficar arqueadas, principalmente as peças acima de 60 cm de lado.

5 - Peças grandes acima de 1 m de lado, devem ser estocadas deitadas (sentido horizontal), para evitar seu arqueamento. O assentamento deverá ser efetuado somente em pisos planos.

6 - No caso de lavatórios, os mesmos deverão ficar encostados na parede, quase a prumo, com a superfície bruta voltada para a parede. A aresta polida que fica em contato com a parede deverá estar protegida por papelão ou jornal.

7 - No caso de materiais a serem transportados em caminhões, eles deverão ficar na posição vertical e a cada 2m de comprimento, fixados em tacos de madeira pregados no assoalho do caminhão, para evitar movimentação e quebra.

8 - Evite remanejamento desnecessário das peças, pois pode acarretar quebras.

Limpeza e Manutenção do Granito

1 - Após a colocação, proteger o piso enquanto durar a obra (com plástico, papelão, etc ...). Não proteger com gesso os mármores em geral. A espessura do gesso varia com o volume de desgaste que pode sofrer enquanto durar a obra. Sugerimos no mínimo 1cm de espessura para áreas de poucas circulação.

2 - Parar limpeza nos granitos basta um pano úmido. Não usar produtos oleosos, água sanitária, ácidos (mureático, etc.), detergentes corrosivos ou produtos químicos. No caso de mármore usar água e sabão neutro. Os granitos claros em contato com madeira, café, óleo, graxa, material ferruginoso (pregos, etc ...). Podem apresentar manchas; portanto, sugerimos utilizar alguns impermeabilizantes antecipadamente, principalmente em balcões de cozinhas, laboratórios, etc. A cera para puxar o lustre do granito, tem efeito a curto prazo, com o tempo, após várias aplicações, ela preenche os poros obstruindos-os e absorvendo a sujeira do ambiente e conseqüentemente enegrecendo a rocha, que perderá o seu brilho natural. Informamos que os mármores a granitos estão sujeitos a penetração de fluidos, portanto removê-los o mais rápido possível para minimizar o aparecimento de manchas.

3 - Evitar o tráfego de pessoas sobre superfícies molhadas, pois poderá causar acidentes.

4 - No caso de áreas de escada, bordas de piscina, etc... O material deverá apresentar ranhuras ou superfície rústica para evitar escorregões.

5 - Evitar circulação com sapatos e produtos sujos e equipamentos arrastados para evitar um desgaste prematuro do piso, que poderá perder brilho.

Manchas em Mármores e Granitos

Podem ocorrer alguns casos de manchas em materiais e para evitá-los, orientamos os seguintes cuidados:

1 - Como recurso para evitar ou nivelar as lajes ou contra-piso, utiliza-se o carvão mineral erradamente, este poderá contaminar a pedra.

2 - Verificar se no contra-piso existente, há resquícios de materiais orgânicos como: ferro, pedra preta e se for feito sobre o piso anteriormente contaminado com os elementos acima ou barro da própria obra.

3 - A qualidade de argamassa ou argacola é importante no resultado do assentamento.

4 - A umidade gerada por alguns fatores externos (infiltração, jardineira a tubulação) ou drenagem dos terrenos, poderá ocasionar manchas cinzas ou amarelas.

5 - Verificar a qualidade da água (água com ferrugem), tanto no assentamento, quanto na limpeza do piso.

6 - Muito cuidado na primeira limpeza do piso, depois do assentamento, pois geralmente existem resíduos de obras como: cimento comum, madeira, lata ou prego enferrujado, que em contato com a água, mancharão o piso. Aconselhamos remover todas as sujeiras com pano seco, em seguida com cuidado, utiliza-se um pano limpo e úmido. Depois rejunta-se o piso, conforme orientação do engenheiro ou responsável, lavar com sabão neutro, nunca usar detergente ou água sanitária.

7 - Verificar se o contra-piso está curado (sem unidade), antes do assentamento.

Transporte do Granito

1 - Carregar sempre na posição vertical, descarregando vagarosamente sobre papelão, régua de madeira mole (exceto em materiais claros) ou correia de borracha. Apoiado na aresta e nunca no canto das peças.

2 - No caso de transporte em veículos, armazená-las na vertical fixando-as na carroceria, no piso, ou alguém as segurando. Evitar solavancos, freadas bruscas, lombadas, buracos e balanços exagerados, tendo em vista que se trata de material de peso concentrado. (Balancear a carga no veículo).

TIPOS DE GRANITOS:

GRANITO AMARELO FLORENÇA

GRANITO AMRELO HUMAITÁ

GRANITO AMARELO ICARAÍ

GRANITO AMARELO MARACUJA

GRANITO AMARELO ORNAMENTAL

GRANITO AMARELO SANTA CECÍLIA

GRANITO AMARELO SANTA HELENA

GRANITO AMARELO VITÓRIA

GRANITO ARABESCO CLÁSSICO

GRANITO ÁS DE PÁUS

GRANITO BRANCO CARAVELAS

GRANITO BRANCO DALLAS

GRANITO BRANCO DIAMOND

GRANITO BRANCO FORTALEZA

GRANITO BRANCO ITAÚNAS

GRANITO BRANCO SIENA

GRANITO BRANCO MARFIM

GRANITO CINZA ANDORINHA

GRANITO CINZA CASTELO

GRANITO CINZA CORUMBÁ

GRANITO CINZA NOBRE (CORUMBAZINHO)

GRANITO CINZA OCRE ITABIRA

GRANITO MARROM ABSOLUTO

GRANITO MARROM TABACO

GRANITO VERDE CANDEAS

GRANITO VERDE PÉROLA

GRANITO VERDE UBATUBA

GRANITO PRETO BRASIL

GRANITO PRETO SÃO GABRIEL

GRANITO VERMELHO BRASÍLIA

MÁRMORE BEGE BAHIA